Google+

sexta-feira, 13 de julho de 2012

OPP: «Ordem contribui para Programas Nacionais de Saúde»


Intervenção e Prevenção na Doença Física e Mental

Ordem contribui para Programas Nacionais de Saúde

Link


«No passado dia 9 de Julho, em resposta a um processo de consulta pública, a Ordem dos Psicólogos Portugueses deu os seus contributos para o Programa Nacional de Saúde Mental, Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, Programa Nacional para a Diabetes, Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, Programa Nacional para a infecção VIH/SIDA, Programa Nacional para a Alimentação Saudável e para o Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo.
Com base em indicadores resultantes de investigação internacional, foi explicitada a importância da intervenção directa dos psicólogos nas várias áreas da saúde, melhorando as práticas em cada contexto. Foi também reafirmada a participação dos psicólogos na área da saúde em geral, e não só na saúde mental.
Este processo deve ser acompanhado por um esforço de se colocar mais psicólogos a desenvolver Programas, permitindo a melhoria considerável do bem estar dos cidadãos. A intervenção dos psicólogos é duplamente essencial na medida em que promove a melhor qualidade de vida das pessoas assim como pode reduzir significativamente as despesas de saúde do Estado.

A Ordem continuará a acompanhar os diversos Programas em discussão, e a dar o seu contributo sempre que entender que deve haver lugar para a intervenção psicológica.
»


Sem comentários:

Enviar um comentário