Google+

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NOTÍCIAS: Índices de Stress dos Professores Portugueses mais elevados do que os da População Norte-Americana

De acordo com as notícias infra-referidas, este estudo científico compara o índice de stress de uma amostra de professores portugueses com os índices de stress da população Norte-Americana.
Não tendo lido o artigo original (escrito pelo Dr. Alexandre Ramos), uma vez que não o encontrei, não tenho como verificar as informações veiculadas pela notícia em causa. Logo, não tenho como verificar se a amostra dos professores portugueses utilizada é representativa da população toda de professores portugueses.

Até porque é diferente se verificamos os níveis de professores a darem aulas em zona urbana ou rural, ou se são professores efetivos ou a contrato, a trabalhar ou desempregados, se trabalham com populações favorecidas ou desfavorecidas (o sentimento de segurança versus insegurança será diferente, o que afetará os índices de stress).

E é igualmente diferente se estes dados estão a ser comparados com professores Norte-Americanos, a população Norte-Americana em geral, ou uma faixa da população Norte-Americana que tenha vivido (ou não tenha, de todo) uma experiência de vida stressante (por exemplo, um atentado, ou que resida numa zona com elevados índices de criminalidade, etc).

No entanto, preocupa-me a (falta de) qualidade de vida (e da Saúde) dos nossos Professores e das consequências nefastas que tal possa ter tanto nas suas vidas privadas (enquanto pessoas e membros de famílias), como nas suas vidas profissionais. Preocupa-me que o seu desempenho venha a ser afetado (porque o Síndroma de Burnout influencia negativamente o desempenho profissional) e que os seus alunos se venham igualmente a ressentir.


PÚBLICO 
«Professores portugueses com mais stress do que população norte-americana»
Link

JORNAL DE NOTÍCIAS
«Professores têm mais stress do que sociedade norte-americana»
Link


Sem comentários:

Enviar um comentário