Google+

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ainda sobre Liderança e Patrões

Encontrei diversos artigos interessante, em Psychology Today, que versam sobre as 6 principais razões que levam um funcionário a não gostar do seu patrão e como lidar com ele.

De acordo com o primeiro artigo do Doutor Ronald E. Riggio, estas 6 razões são as seguintes:

  1. Não tratar os funcionários como seres humanos, mas como meios para um fim, negligenciando os seus sentimentos, necessidades e preocupações, acabando por não conhecer os seus funcionários seja a que nível for.
  2. Possuir expectativas irreais. Ou seja, patrões que consideram que os seus funcionários se devem dedicar a 100% aos seus empregos, trabalhar 24h sobre 24h e atingir níveis extraordinários de performance, sem no entanto fazerem o que quer que seja para promover a dedicação dos seus funcionários, ou mostrar apreço (ou compensar apropriadamente) pelos seus esforços.
  3. Ser incapaz de ver as suas próprias limitações. Muitos patrões/chefes hierárquicos são narcisistas. De acordo com este artigo, os chefes «mais odiados» são péssimos modelos a seguir, sendo incapazes de ver as suas próprias limitações e assumirem os seus erros.
  4. Punir primeiro e questiona depois. Estes são considerados os piores patrões, uma vez que se precipitam com acusações, em vez que analisarem calmamente os problemas e resolverem-nos.
  5. Ser um bully. Os patrões bullies seleccionam alvos específicos para punirem de forma cruel, tirando prazer de fazer dos funcionários-alvo exemplos num esforço por manter toda a gente na linha.
  6. Ser desonesto e pouco autêntico. Chefes que mentem, ficam com o crédito do trabalho dos outros, "aldrabam" a contabilidade são sempre desastrosos. No entanto, chefes com "dupla-face" podem ser igualmente maus. Alguns dos chefes «mais odiados» aparentam ser honestos, francos e justos, mas irão trair os seus funcionários à primeira oportunidade.


 
O mesmo autor apresenta algumas sugestões sobre como lidar com patrões problemáticos. Nomeadamente,
  •  Documentar tudo. Manter um registo diário de cada erro, de cada má decisão, de cada mau comportamento (bullying, abuso, má conduta profissional) cometidos pelo seu patrão.
  • A segurança está nos números. Tenha em conta que o apoio mútuo ajuda a lidar com as situações e a coesão faz a força. Os seus colegas podem ser a sua rede de suporte.
  • Seja directo e persistente. Não se cale nem mostre medo. Recorde ao seu patrão a sua incompetência, irresponsabilidade e maus comportamentos. Mas recorde-se que é provável que o tipo de comportamento do seu patrão vá mudar de um dia para o outro.
  • Prepare-se para represálias. Prepare-se para a possibilidade de vir a ser visto como o "mau da fita" ou mesmo para a possibilidade de ser despedido. Convém ter um Plano B.

Sem comentários:

Enviar um comentário