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sexta-feira, 4 de maio de 2012

CISM - Gestão de Stress em Incidente Crítico

O que é o CISM (Critical Incident Stress Management)?

«O CISM é um programa estruturado com o fim de garantir a assistência e apoio psicológico a quem estiver envolvido num incidente crítico.

Para além de estar vocacionado para este apoio e acompanhamento durante a crise (a crise representa uma ruptura no equilíbrio psicológico)inclui ainda um programa educacional. Esta última componente engloba um plano de educação para a promoção da saúde, efectivo e com fins preventivos. Além disso permite que os indivíduos aprendam a lidar com uma situação indutora de stress no momento em que ela ocorre e nos momentos posteriores.

O programa CISM começa antes do incidente: com informação, educação e formação, possibilitando mudanças ao nível da cultura empresarial, relativas à área dos Factores Humanos.»

O que é um Incidente Crítico?

«Qualquer evento, relacionado com o trabalho, que cause uma reacção emocional forte com potencial para dominar as estratégias de coping usualmente eficazes, de um indivíduo ou de um grupo e com poder para interferir na capacidade de desempenharem as suas funções naquele momento ou mais tarde»

Exemplos: o falecimento de um familiar; amigo ou colega; a perda do emprego; sofrer um acidente de viação; ser-se assaltada/o; ser-se violada/o; sofrer-se uma agressão; catástrofes naturais, etc.

O que é o Stress de um Incidente Crítico?

«é a reacção de stress que uma pessoa ou um grupo tem a um incidente crítico. É caracterizado por um vasto número de sinais e sintomas cognitivos, físicos, emocionais e comportamentais. Podem manter-se durante alguns dias ou por um período de tempo mais prolongado. São reacções normais a um evento anormal.»

O que é uma Intervenção CISM?

«É um processo formal, estruturado e profissionalmente reconhecido com o objectivo de ajudar aqueles que estiveram envolvidos num incidente crítico. É um processo educativo, voluntário e confidencial.»
 

Alguns dos sinais ou sintomas possíveis de stress decorrentes de um incidente crítico

Físicos
  • Fraqueza
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Fadiga
  • Dores no peito
  • Dores de cabeça
  • Pressão arterial alta
  • Vómitos
  • Tremores
  • Taquicardia
  • Sudação intensa
 Cognitivos
  • Pesadelos
  • Confusão, incerteza
  • Hipervigilância, desconfiança
  • Incapacidade na resolução de problemas
  • Falta de atenção, falta de concentração
  • Alterações de memória
  • Desorientação temporal, local ou pessoal
  • Dificuldade em identificar objetos/pessoas
Emocionais 
  • Medo, apreensão, pânico
  • Culpa
  • Dor
  • Rejeição
  • Ansiedade, agitação, irritabilidade, fúrias
  • Depressão, angústia intensa
  • Perda de controlo emocional
  • Resposta emocional desapropriada
Comportamentais
  • Atitudes antissociais
  • Incapacidade para descansar, hiperatividade
  • Movimentos assíncronos
  • Alterações de comportamento
  • Alterações da fala
  • Alteração do apetite
  • Hipersensibilidade
  • Aumento do consumo de álcool
  • Aumento do consumo do tabaco
  • Alteração dos métodos normais de comunicação

Sofri um Incidente Crítico? O que fazer?

Se foi protagonista de um acontecimento traumático ou incidente crítico, mesmo depois de tudo acabado poderá sentir, de imediato ou posteriormente, reações fortes quer emocionais, quer físicas.
«Por vezes, as emoções post-traumáticas (ou reacções ao stress) surgem logo após o sucedido. Outras vezes aparecem horas ou dias depois. E, em alguns casos, semanas e até meses.

Os sinais e sintomas de stress podem durar dias, semanas, meses ou até mais dependendo da percepção e interpretação do sucedido.»

Assim logo que possível, e quanto mais cedo melhor, contacte um profissional certificado em Intervenção em Crise ou a sua equipa CISM (um dos Pares ou o Coordenador Nacional, caso haja). Eles estão preparados para lhe dar apoio seja a que hora for e no local que escolher. 
Por vezes poderá ser necessária a intervenção de um profissional de saúde; o profissional certificado, tal como o Coordenador Nacional e os Pares sabem quando devem fazer o encaminhamento.

Possíveis formas de lidar com as respostas de stress - Nas primeiras 24/48h

  • Períodos de exercício físico alternados com períodos de descanso poderão aliviar algumas reações físicas
  • Organize o seu tempo, mantenha-se ocupado. Lembre-se que está a ter reações normais a uma situação anormal.
  • Falar sobre o que aconteceu e como reagiu ajuda.
  • Evite a ingestão excessiva de medicação e álcool.
  • Não se isole. Procure a companhia e apoio de amigos e família.
  • Lembre-se que os que o rodeiam também se encontram sob tensão.
  • Escreva o que vai sucedendo durante as horas de vigília.
  • Faça atividades que lhe agradem.
  • Não faça mudanças radicais quanto ao seu estilo de vida.
  • Descanse. 
  • Faça refeições equilibradas regularmente, mesmo que não lhe apeteça.
  • Tome o máximo de decisões possíveis, de forma a sentir que tem controlo sobre a sua vida (por exemplo, decida o que quer comer, mesmo que não tenha uma ideia concreta).
  • Pensamentos repetitivos/intrusivos, sonhos e retrospetivas são normais - tente não lutar contra eles, pois irão diluir-se ao longo do tempo e tornar-se-ão menos dolorosos.
 

 Informação útil para amigos e familiares

  • Oiçam com atenção;
  • Disponham de tempo para passar com a pessoa traumatizada;
  • Ofereçam-se para ajudar e ouvir;
  • Demonstrem-lhes confiança;
  • Auxiliem-nos nas tarefas diárias, tais como: limpar, cozinhar; olhar pela família, cuidar das crianças;
  • Deixem-nos algum tempo a sós
  • Não suponha que qualquer atitude de fúria ou similar é contra si;
  • Não lhes diga que “podia ter sido pior” – as pessoas traumatizadas não se consolam com tais argumentos. Por outro lado lamente o ocorrido e demonstre que o compreende e que deseja auxiliá-lo

Retirado e adaptado de  NAV - CISM.

Ana Simões
Psicóloga
Certificada em Intervenção em Crise pelo ICISF
T. (351) 962 569 879
Email: ana.simoes.psicologa@gmail.com

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