Google+

quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOTÍCIAS: Pequeno-almoço gratuito nas escolas

Em altura de crise financeira, uma ação inteligente por parte do Governo Português em funções (na pessoa do Ministro Nuno Crato), na sequência da implementação de uma boa prática educativa instaurada por Roberto Carneiro (Ministro da Educação do XI Governo Constitucional de Portugal, que tomou posse a 17 de Agosto de 1987).
 
EXPRESSO
«Pequeno-almoço gratuito nas escolas já na próxima semana»
 Link 
«Experiência piloto começa em 80 escolas do pais e deverá ser generalizada no próximo ano letivo.

O Ministério da Educação e várias empresas do ramo alimentar chegaram a acordo para pôr em prática um programa de distribuição gratuita de pequenos-almoços nas escolas do ensino básico.

O programa arranca na próxima semana em 80 escolas de todo o país, anunciou hoje o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, no Parlamento.

Os estudantes que vão ser abrangidos pelo programa foram identificados pelos professores, que se aperceberam que estes chegavam à escola sem terem comido de manhã. Ou seja, os apoios não estão limitados aos alunos que neste momento recebem ação social escolar.»

BOAS NOTÍCIAS: Um Mundo em Crescimento 
«Crianças vão ter pequeno-almoço gratuito na escola»

Link 
«O Governo anunciou, esta terça-feira, um programa de distribuição gratuita de pequenos-almoços às crianças das escolas do ensino básico. Inicialmente esta será uma experiência piloto, que vai abranger somente 80 instituições escolares, mas o objetivo é estendê-la a todo o país no próximo ano letivo.

Para pôr em prática esta iniciativa, o Ministério da Educação chegou a acordo com "as maiores empresas do ramo alimentar" e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que será responsável pelo transporte dos alimentos das superfícies comerciais para as escolas, explicou o secretário Estado do Ensino e Administração Escolar, José Casanova de Almeida.

De acordo com o governante, o universo de alunos do ensino básico que serão ajudados foi estimado através de um "levantamento feito pelos diretores de turma do 5º ao 9º ano e pelos professores titulares no primeiro ciclo", a quem foi pedido que identificassem "alunos que iniciam a manhã sem tomar o pequeno-almoço".

O ministro da Educação, Nuno Crato, salientou que este é um projeto que envolve a contribuição das empresas e a mobilização da sociedade civil. O propósito, esclareceu, é "responder a necessidades das escolas e [permitir] que os alunos tenham as melhores condições de estudo, incluindo a alimentação".»

Sem comentários:

Enviar um comentário