Google+

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ANIVERSÁRIOS: Erik Erikson, Psicólogo e Psicanalista Americano de origem Alemã

Erik Erikson (15 Junho 1902 – 12 Maio 1994)

Psicólogo e Psicanalista Americano de origem Alemã, Erik Erikson teorizou sobre a Psicologia do Desenvolvimento Psicossocial. 

Para Erikson, o desenvolvimento humano realizar-se-ia por meio de crises psicossociais (motores de desenvolvimento, com uma dupla vertente: positiva e negativa) que, sendo ultrapassadas, levariam a que a pessoa passasse ao estádio de desenvolvimento seguinte.

De acordo com este autor, o desenvolvimento psicossocial seria um processo que duraria todo o ciclo de vida humano, espraiando-se por 8 fases:

1. Confiança versus Desconfiança (0 - 18 meses), em que a criança apreenderia o mundo como um local seguro e aprenderia a confiar nas pessoas à sua volta (ou o seu inverso), dependendo da qualidade da relação diádica mãe-bébé.

2. Autonomia versus Dúvida/Vergonha (18 meses - 3 anos), em que a criança se desenvolveria como um ser autónomo, por meio da experimentação do mundo à sua volta.

3. Iniciativa versus Culpa (3 - 6 anos), em que a criança começa a afirmar a sua idade, em começa a ganhar à-vontade, física e verbalmente, para se exprimir.

4. Indústria/Mestria versus Inferioridade (6 - 12 anos), em que a criança começa a desenvolver aprendizagens escolares, a testar limites, e a fazer aprendizagens sociais.

5. Identidade versus Confusão/Difusão de Papéis (12 - 18/20 anos), em que a sociedade permite ao adolescente uma moratória psicossocial, um compasso de espera entre a infância e a adultícia, para que o adolescente possa construir a sua identidade e se descobrir enquanto pessoa, definindo o seu papel futuro na sociedade.

6. Intimidade versus Isolamento (18/20 - cerca dos 30 anos), em que o jovem adulto começa a desfrutar da verdadeira genitalidade, desenvolvendo relações afetivas importantes e consolidando a sua identidade sexual.

7. Generatividade versus Estagnação (cerca dos 30 - cerca dos 65/70 anos), onde o conflito se resume a educar, criar e cuidar do futuro, preocupar-se com os seus interesses e necessidades.

8. Integridade versus Desespero (cerca dos 65/70 anos até ao fim da vida), idade marcada por um olhar retrospectivo, em que o indivíduo sente necessidade de avaliar a sua vida, as metas a que se propôs na vida, os seus sucessos e fracassos.





Sem comentários:

Enviar um comentário