Google+

sexta-feira, 29 de junho de 2012

OUTROS BLOGS: «Técnicas para promover o Bem-estar»

Traduzido e adaptado de Psicología y Terapias por Ana Simões

Técnicas para promover o Bem-estar


1. Partilhe os sentimentos positivos.
Mostre a quem o/a rodeia o quão gratificante é a sua companhia, o quanto gosta dessa pessoa. Utilize a linguagem para expressar o seu bem-estar. É gratificante para quem diz e para quem ouve.

2. Evite ser desmancha-prazeres.
Com quem preferia estar? Com alguém que vê a vida cheia de desgraças, tragédias e mentiras, e que está sempre a esquivar-se ou com alguém alegre mesmo em dias de chuva? O pessimismo é negativo para as relações interpessoais e para o bem-estar. Claro que ninguém será sempre bem; o problema é quando o pessimismo se instala, tornando-se numa prisão quotidiana com início ao acordar.

3. Recorde momentos felizes.
Dê prioridade a pensamentos felizes, a memórias de eventos de plenitude, gozo e alegria, daqueles que instantaneamente lhe desenham um sorriso no rosto. Repita-as mentalmente, recorra a essas memórias em momentos de tensão e melancolia. Faça delas um refúgio, um regresso à serenidade, pois essas memórias podem permitir-lhe deixar passar fases de crise, de forma a refletir e a ponderar se a situação que vivencia será assim tão terrível ou algo mais fácil de ultrapassar do que imaginara.

4. Felicite-se a si próprio/a.
Não quer dizer que se vanglorie. Apenas que reconheça o seu valor enquanto pessoa, que valorize as suas conquistas e sucessos, que se premeie também. Errar é humano, mas a aprendizagem humana também se realiza por meio dos erros cometidos. Aprenda a valorizar-se apesar dos seus defeitos e erros; aprenda com eles. Promova a sua autoestima - ela é muito importante para o seu bem-estar emocional.

5. Recorra aos seus sentidos.
Já experimentou provar a sua comida preferida de olhos fechados ou sentir o cheiro da terra molhada num dia de chuva? Preste atenção ao riso do seu filho, sinta o calor do abraço do seu companheiro, deixe-se levar pela música. Raramente fazemos pausas na intensidade e na corrida da vida atual para dar a importância devida ao mundo que nos rodeia. Focar-se nos seus cinco sentidos permitir-lhe-á vivenciar uma situação prazenteira, a saborear o momento e a ligar-se ao aqui e agora.

6. Deixe-se levar.
Diariamente o tempo parece voar. É o arranjar as crianças a tempo e horas, é o caminho para o emprego (já a pensar na agenda preenchida do dia que ainda há instantes começou), é o trânsito, e os colegas de trabalho e o patrão. É todo o stress que a correria diária origina. Aprenda a deixar-se levar, a libertar-se do stress do dia a dia, a focar-se no presente, em situações controláveis, por oposição a tudo aquilo que não consegue controlar.

7. Ria-se mais.

Estudos recentes referem que rir minimiza a percepção da dor, estimula o sistema imunitário, diminui as hormonas ligadas ao stress e promove a libertação de endorfinas.

8. Construa a alegria.
Em vez de sentar-se e esperar que os bons momentos surjam, seja o artista da sua vida e crie os momentos felizes. Permita-se voltar a ser criança e brinque com os mais pequenos, corra, ande de bicicleta. Tire fotos dos seus amigos, das paisagens, dos momentos únicos, dos seus familiares e dos seus animais de estimação. Dance sempre que possa. Não desperdice oportunidades de se divertir. O importante é que se permita libertar-se e desfrutar da vida. Escreva um diário da felicidade: ao fim de cada dia reveja mentalmente a lista de situações que o/a fizeram sorrir e anote-as. Todos os eventos são importantes.

9. Agradeça.
Agradeça aos seus amigos por fazerem parte da sua vida. Agradeça a um estranho que lhe deu passagem. Agradeça cada instante de felicidade. Agradeça a companhia dos seus filhos, e cada beijo do seu companheiro.

10. Proponha-se saborear cada instante.
Ainda que cada começo possa representar um esforço, principalmente se lhe passarem despercebidos pequenos detalhes da vida quotidiana, é importante que se esforce por reconhecer esses instantes únicos e a sua importância na vida. A vida e a felicidade estão nas pequenas coisas, nesses instantes fugazes. Em suma, mantenha-se em contacto com o seu mundo interior e com o mundo que o/a rodeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário