Google+

terça-feira, 10 de abril de 2012

10 DICAS PARA CONTROLAR O STRESS[i]

A exposição continuada a elevados níveis de stress na vida diária está frequentemente associada ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas, nomeadamente Perturbações de Ansiedade e Depressão. Aprender a reduzir o stress do dia-a-dia, constitui assim uma importante medida preventiva do desenvolvimento destas patologias.

  1. O tempo é um dos bens mais preciosos. Organize melhor o seu tempo. Planeie o seu dia-a-dia. Aprenda a prioritizar as tarefas, começando pelas mais importantes (mesmo que mais desagradáveis). Minimize o tempo dispendido com coisas pouco importantes.
  2. Adopte um estilo de vida saudável. Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico regular e uma correcta higiene do sono ajudam a reduzir o stress e a aumentar as defesas do organismo.
  3. Conheça e respeite os seus limites. Porque não queremos desiludir as pessoas, seja no trabalho, em família ou com os amigos, acabamos muitas vezes por fazer mais do que devíamos, o que pode ser uma importante causa de stress. Aprenda a dizer não para que o possa fazer, quando necessário, sem ofender ou desiludir ninguém.
  4. Descubra o que realmente lhe causa stress. Geralmente, há duas ou três coisas que realmente nos causam stress e, apenas secundariamente, porque estamos já ansiosos, passamos a responder de forma menos paciente e impulsiva a todos os outros pequenos contratempos. Se descobrir as suas duas ou três maiores preocupações e conseguir resolvê-las, então os outros problemas desaparecerão.
  5. Escolha os seus conflitos. Não seja demasiado argumentativo e evite situações de conflito. Se o problema é realmente importante, então procure resolvê-lo através de ganho mútuo – a melhor solução é aquela em que todas as partes envolvidas sentem que ganharam algo.
  6. Aceite o que não puder mudar. Nem sempre conseguimos mudar uma situação desagradável ou preocupante. Quando isso acontece, é importante que primeiro aceite as coisas como são e procure depois focar-se naquilo que pode ainda controlar. Ser capaz de aceitar as mudanças é muito importante para controlar o stress.
  7. Relaxe e recarregue energias. As férias e fins-de-semana devem ser para descansar e não para trabalhar. Além disso, o seu desempenho profissional vai ser cada vez mais eficiente se fizer uma pausa de 10 a 15 minutos por cada período de trabalho, rapidamente recuperando o tempo que dispendeu a relaxar.
  8. Passe mais tempo com as pessoas de quem gosta. Os amigos e familiares podem ajudar-nos a ver as preocupações de forma diferente. As actividades que fazemos com as pessoas de quem gostamos fazem-nos relaxar, esquecendo os problemas e preocupações, dando ao nosso corpo e mente o descanso activo de que tanto necessitamos. Encare as marcações com os amigos e familiares de forma tão importante quanto os compromissos profissionais e use esse recurso tanto quanto puder.
  9. Pense positivo. Tente pensar e agir de forma diferente para controlar as suas maiores preocupações – lembre-se que, muitas vezes, aquilo que nos preocupa não é tão grave quanto nos parece. Se precisar, fale com alguém sobre as suas preocupações e peça ajuda na sua resolução.
  10. As bebidas alcoólicas, o tabaco e o café não diminuem o stress. Para além de todos os conhecidos malefícios para a saúde, o tabaco contém nicotina que é um estimulante. A cafeína é igualmente um estimulante pelo que o seu consumo, sobretudo se excessivo, aumentará a ansiedade. As bebidas alcoólicas, a não ser que consumidas com grande moderação, são igualmente um importante factor de risco para a saúde e não proporcionam qualquer benefício no controlo da ansiedade.


[i] Texto retirado de uma brochura fornecida pela Bial.

Sem comentários:

Enviar um comentário