Google+

terça-feira, 10 de abril de 2012

«Estamos a desperdiçar recursos preciosos em tempo de crise»

Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em entrevista à Edição da Manhã, garantiu a falta de Psicólogos contratados (tanto a nível Educacional como a nível da Saúde) para cumprimento das necessidades mínimas da população Portuguesa.

«O Bastonário da Ordem dos Psicólogos afirma que estão a ser desperdiçados recursos que em altura de crise deveriam estar a ser utilizados ao máximo. Telmo Mourinho Baptista foi o convidado da Edição da Manhã da SIC, esta terça-feira, e garantiu que o país não tem psicólogos colocados em número suficiente para cumprir as necessidades mínimas da população.

É nos centros de saúde e nas escolas que o caso é mais dramático. Para mais de 400 centros de saúde, há apenas 221 psicólogos, o que não chega a dar um psicólogo por unidade. Já as escolas perderam quase 200 psicólogos, só este ano lectivo, o que levou à interrupção de muitos planos de intervenção que estavam em curso.

Numa altura em que a população está mais vulnerável por causa da situação de crise que o país atravessa, é urgente reforçar as unidades que em primeira linha contactam com a população. Para o Bastonário só assim se poderá contrariar o aumento das depressões, ansiedade, baixas médicas, suicídios a que o país está assistir.» 

Veja e entrevista completa aqui. 

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário