Google+

sábado, 21 de abril de 2012

NOTÍCIAS: «Bombeiros instalam musicoterapia nas ambulâncias»

Uma boa iniciativa dos Bombeiros de Espinho para o bem-estar dos doentes. Esperemos agora que se espraie pelas restantes corporações de Bombeiros.


DIÁRIO DE NOTÍCIAS

«Bombeiros instalam musicoterapia nas ambulâncias»



«As ambulâncias dos Bombeiros Voluntários Espinhenses passam segunda-feira a funcionar com música ambiente, propondo-se testar em que medida a Musicoterapia reduz a ansiedade dos doentes e aumenta o seu conforto nas deslocações até ao hospital. 

A medida resulta da iniciativa do comandante da corporação, que, depois de comprovar os efeitos dessa estratégia durante um estágio num serviço de emergência dos Estados Unidos, quis replicá-la em Portugal e pretende agora avaliar os resultados da mesma num universo mínimo de 100 utilizadores.

"É expectável que o estudo venha a mostrar os mesmos resultados positivos que foram observados noutras experiências internacionais do género", declarou Pedro Louro à Lusa. "A utilização da música nas ambulâncias ainda é uma medida algo incipiente, funcionando sobretudo como um primeiro teste, mas acreditamos que, se a Musicoterapia é bem-sucedida num serviço de emergência, também o há de ser nas viaturas em que transportamos doentes e vítimas de acidentes".

Segundo o comandante da corporação, essa política tem-se revelado benéfica em diversas áreas da Saúde, como é o caso do acompanhamento de doentes ventilados, a prestação de cuidados paliativos em doentes terminais, a estadia em salas de espera de Pediatria e nos tratamentos de Quimioterapia a vítimas de cancro.
"Quando se trata de reduzir a ansiedade no período que antecede as cirurgias", acrescenta Pedro Louro, "alguns estudos até provaram que a música tem efeitos semelhantes aos dos sedativos".

Na prática, a medida vai ser implementada nas duas ambulâncias afetas aos Bombeiros Voluntários Espinhenses, depois de "um pequeno investimento na montagem do equipamento de som nas respetivas células sanitárias, com adaptações ao nível da regulação do volume".

A todos os utentes do serviço de emergência da corporação perguntar-se-á depois se estão disponíveis para participar no estudo, após o que, em caso de consentimento, a viagem se fará ao som de música e terminará com um questionário de 30 segundos, para apurar qual a avaliação que o utilizador fez da experiência.

Quanto ao repertório musicoterapêutico associado ao projeto, Pedro Louro adianta que os critérios de seleção são apenas dois: "O principal é que a música seja calma e relaxante. Não há grandes exigências para além dessas".»

Sem comentários:

Enviar um comentário