Google+

quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOTÍCIAS: «Crise: psicólogos deviam ser mais aproveitados»

A importância dos profissionais da Psicologia. E o seu subaproveitamento.


TVI24

«Crise: psicólogos deviam ser mais aproveitados»

«Intervenção psicológica pode ser extremamente útil, mais ainda em alturas de crise em que os problemas têm tendência a agudizar-se», diz bastonário 


O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Mourinho Baptista, defendeu esta quarta-feira a necessidade de maior intervenção destes profissionais numa altura de turbulência social.

Telmo Baptista lamentou que os psicólogos sejam uma classe subaproveitada em Portugal: «nós sabemos que a intervenção psicológica pode ser extremamente útil num conjunto de problemas e mais ainda em alturas de crise em que os problemas têm tendência a agudizar-se», disse em declarações à agência Lusa, esta quarta-feira no âmbito do 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos que decorre em Lisboa.

Em situações de crise aumentam as baixas por depressão, o consumo de antidepressivos, o número de suicídios, situações que poderiam ser reduzidas com o contributo destes profissionais: «Temos um papel importantíssimo no trabalhar com as pessoas para impedir algumas destas situações e minorar outras», argumentou o Bastonário.

«Precisamos de despertar as pessoas para que entendam o que podem beneficiar da intervenção da psicologia e isso também resolveria uma parte do problema, que é o problema de desemprego dos profissionais», rematou.

O Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos, que decorre até sábado no Centro Cultural de Belém, reúne cerca de 1.800 profissionais que irão debater soluções para a crise na área da saúde, educação e organizações, além das questões relacionadas com a classe. 

Sem comentários:

Enviar um comentário